Por que voltar para a escola?

Com a flexibilização do isolamento social, a volta à escola passou a ser o centro de discussão dos reflexos da pandemia e quando o retorno se trata dos pequenos da Educação Infantil a discussão só aumenta.

Por que as crianças da Educação Infantil devem retornar às escolas? Poderíamos aqui enumerar várias perdas que as crianças teriam se não retornassem, como perda do convívio social, prejuízos na aprendizagem, danos graves a saúde mental entre outros, mas vamos enfatizar os benefícios que a escola traz.

A escola, com seu retorno presencial, passa a ser uma fonte acolhedora dentro desse novo cenário. Traz desenvolvimento integral, corpo, mente e emoções, refletindo e valorizando as relações, trabalhando as competências socioemocionais, como empatia e  resiliência previstas na Base Nacional Curricular (BNCC) que aparece de forma clara na competência 8 para a educação : “Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e a dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Nessa fase as crianças precisam ser estimuladas de maneira adequada para fortalecer sua formação integral e essa motivação é papel da Escola.

Conviver com outras crianças, desenvolver habilidades socioemocionais, trabalhar a autonomia e autoconfiança, nada disso é possível sem o retorno à escola. Ninguém estava preprado para essa pandemia, principalmente as crianças, elas precisam do convívio escolar. Voltar é preciso!